ANÁLISE DAS CATEGORIAS

Para a análise dos resultados do mercado de lojas de conveniência brasileiro, este Anuário se baseou em oito categorias de produtos que somadas representam, em média, mais de 90% do faturamento das lojas: Tabacaria, Bebidas Não-Alcoólicas, Cervejas, Bomboniere, Sorvetes, Snacks e Biscoitos, Bebidas Destiladas e Food Service.

Foram utilizados, como fontes para o estudo, os dados do levantamento feito pela Nielsen no “Mercado Total” de lojas de conveniência e matérias publicadas na mídia com informações sobre o mercado (não especificamente do setor de conveniência).

Como exceção, os dados da categoria Food Service foram gerados e extraídos diretamente dos sistemas das lojas das associadas à Plural (am/pm, BR Mania e Select), portanto não se referem ao Mercado Total Nielsen. Desta forma, os resultados do Food Service estão apresentados separadamente. As informações do grupo das demais categorias referentes estritamente às lojas das bandeiras das distribuidoras associadas ainda não estão disponíveis para divulgação.

O conteúdo deste material serve de referência para gestores de lojas de conveniência e parceiros da Indústria, ajudando-os nas tomadas de decisões e nas comparações de desempenho de seus negócios.

Participação das categorias - % no faturamento
Categoria 2016 2017
TABACARIA 40,5 41,0
CERVEJAS 20,7 21,0
BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS 16,9 17,1
BOMBONIERE 10,1 9,8
SORVETES 5,2 5,0
SNACKS E BISCOITOS 5,0 5,1
BEBIDAS DESTILADAS 1,6 1,1

Fonte: Nielsen

Participação da categoria - % no faturamento das Associadas
Categoria 2016 2017
Food Service 15,6 16,2

Fonte: Plural