Análise setorial

Após dois anos de quedas consecutivas nas vendas do comércio varejista brasileiro, os resultados de 2017 parecem dar sinais de recuperação e otimismo, com um crescimento de 2%. A pequena alta interrompe o período de declínio sucessivo, porém está distante da compensação da perda acumulada.

Apesar desse cenário, o canal de lojas de conveniência vem apresentando resultados positivos e continuou crescendo em 2017 com alta de 3,2%.

Highlights do mercado de lojas de conveniência em 2017

O faturamento do canal de lojas de conveniência, em 2017, foi de R$ 7,4 bilhões, 3,2% acima do ano anterior. No grupo de lojas das associadas à Plural, o aumento foi de 4,6%. Nas lojas de outras bandeiras e sem bandeira o crescimento foi de 0,7%.

O canal encerrou o ano com um total de 7.900 lojas. O share de participação em número de lojas das bandeiras associadas à Plural (am/pm, BR Mania e Select) foi de 61%, com 4.796 lojas, 289 a mais que em 2016. Por outro lado, o conjunto das lojas de outras bandeiras e sem bandeira terminou 2017 com 44 pontos de vendas a menos que em 2016, o que representou um decréscimo de 1,4%.

A venda média por loja apresentou aumento de 0,66% versus 2016: em 2017, atingiu R$ 97.082,00 O faturamento médio das lojas das associadas à Plural foi de R$ 113.679,00, quase 60% acima do faturamento médio das lojas de outras bandeiras ou sem bandeira (R$71.437,00).

O ticket médio do segmento foi de R$ 12,54 (5,4% maior que o ticket médio do ano anterior).

Foco no Food Service

Assim como nos últimos anos, tanto no Brasil quanto em outros países, continua o foco no Food Service. A qualidade, a variedade das ofertas e a eficiência operacional são alguns dos aspectos mais importantes na gestão da categoria.

Alimentos e bebidas saudáveis e frescos

Seguindo a crescente demanda por alimentos e bebidas saudáveis e frescos, a oferta de produtos que obedecem aos quesitos da chamada “saudabilidade” permanece em alta (produtos light, orgânicos, integrais, sem glúten, sem lactose, com características saudáveis etc.). Segundo estima a Euromonitor, a movimentação do mercado brasileiro de alimentação saudável será na ordem de R$ 63 bi em 2018, o que representa um incremento de 0,8%.

• A constante busca por soluções mais eficientes em logística é realidade para as redes do mercado de conveniência. Este vem a ser um dos grandes desafios do canal, que requer menores volumes e maior frequência de entrega, padronização de ofertas, competitividade em preços e eficiência em suas operações.

• A utilização de tecnologia de ponta no ponto de vendas e online – meios digitais, equipamentos, e-commerce, formas de pagamento, backoffice, mídias sociais etc. – é cada vez mais necessária para competir no mercado.

• Continua forte a expansão dos formatos de “mercados de proximidade” (ou “de vizinhança”).

• Intensificam-se os programas de fidelidade/pontos, promoções, ações de cross merchandising, combos promocionais para atrair e fidelizar o consumidor, que procura condições vantajosas e mais econômicas.

• O uso cada vez mais meticuloso, por parte das grandes redes, das informações obtidas no PDV e em pesquisas para melhor atender às necessidades do consumidor dá vantagem competitiva ao varejista, permitindo o aprimoramento da gestão do negócio e melhorando o relacionamento com o cliente.

DESTAQUES DO SEGMENTO - 2017
BR (BR Mania) Ipiranga (AM/PM) Raízen A (Select) TOTAL Associadas Outras e sem Bandeira TOTAL
Número de Lojas 1.375 2.415 1.006 4.796 3.104 7.900
Share # Lojas (%) 17,4% 30,6% 12,7% 60,7% 39,3% 100%
Faturamento Anual (R$ mil) 1.257.211 2.147.834 1.367.686 4.772.731 2.660.876 7.433.607
Share Faturamento (%) 16,9% 28,9% 18,4% 64,2% 35,8% 100,0%
Número de Transações/Ano (mil) B 100.619 184.522 95.309 380.450 N/A N/A
Ticket Médio (R$) B 12,49 11,64 14,35 12,54 N/A N/A
Check-outs (PDVs) 2.750 3.695 2.012 8.457 3.406 11.863
Número de Empregados Diretos B 8.250 13.886 9.494 31.630 N/A N/A
Número de Empregados Indiretos B 75.371 57.960 38.385 171.716 N/A N/A
Área Média (m2) 65 56 75 63 41 54
Faturamento Mensal Ponderado Loja (R$) C 90.277 111.371 151.207 113.679 71.437 97.082
Faturamento Mensal/Área média (R$/m2) 1.389 1.989 2.005 1.815 1.758 1.798

 

Fonte: Nielsen/Plural
A. A Raízen utiliza nos postos a bandeira Shell.
B. Somente informações das associadas a Plural
C. Média mensal ponderada considerando os meses em que as lojas estiveram funcionando.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA - QUANTIDADE DE LOJAS POR UF - 2017
Regiões BR Ipiranga Raízen Total Associadas Outras e sem Bandeira Total Loja/Posto (%) Postos
  • 129
  • 109
  • 35
  • 273
  • 605
  • 878
  • 24%
  • 3.695
DF 34 10 11 55 111 166 52% 318
GO 30 51 12 93 107 200 12% 1.654
MS 29 20 4 53 164 217 34% 636
MT 36 28 8 72 223 295 27% 1.087
  • 261
  • 255
  • 155
  • 671
  • 430
  • 1.101
  • 10%
  • 10.759
AL 15 17 9 41 29 70 12% 572
BA 63 43 40 146 164 310 11% 2.916
CE 43 37 28 108 62 170 11% 1.584
MA 15 35 12 62 70 132 9% 1.485
PB 16 14 5 35 13 48 6% 798
PE 51 62 46 159 27 186 12% 1.530
PI 7 26 6 39 5 44 5% 960
RN 34 16 4 54 53 107 18% 608
SE 17 5 5 27 7 34 11% 306
  • 56
  • 117
  • 49
  • 221
  • 47
  • 268
  • 8%
  • 3.352
AC 3 1 1 5 1 6 3% 182
AM 11 11 19 41 17 58 8% 729
AP 0 7 0 7 1 8 6% 126
PA 22 60 20 102 16 118 10% 1.179
RO 9 20 4 33 3 36 6% 590
RR 1 0 1 2 1 3 3% 119
TO 10 17 4 31 8 39 9% 427
  • 614
  • 1.036
  • 542
  • 2.192
  • 1.284
  • 3.476
  • 21%
  • 16.298
ES 21 30 19 70 27 97 14.1% 682
MG 90 108 48 246 149 395 9% 4.333
RJ 117 168 104 389 54 443 21% 2.103
SP 386 730 371 1.487 1.054 2.541 28% 9.180
  • 315
  • 899
  • 225
  • 1.459
  • 738
  • 2.177
  • 27%
  • 8.008
PR 106 269 87 462 491 953 35% 2.755
RS 140 410 59 609 94 703 22% 3.256
SC 69 220 79 368 153 521 26% 1.997
Total Brasil 1.375 2.415 1.006 4.796 3.104 7.900 19% 42.112

 

Fonte: Nielsen

PARTICIPAÇÃO DE MERCADO 2017 - NÚMERO DE LOJAS (%)

Fonte: Nielsen / Plural

PAINEL INTERNACIONAL - 2017
Lojas* Postos Lojas/Postos (%) População (Milhões) Hab/Loja
Estados Unidos 123.807 150.000 80% 322 2.601
Reino Unido 8.430 9.580 88% 65 7.711
Brasil 7.900 42.112 19% 205 25.949
Canadá 7.159 11.931 60% 36 5.029
Austrália 6.175 6.500 95% 24 3.887
Argentina 3.720 4.961 75% 43 11.559
Paraguai 437 2.300 19% 7 16.018
Uruguai 427 480 89% 4 9.368
Colômbia 204 5.100 4% 48 235.294

 

Fonte: Plural/ANP/Petrobras/AACS/Nacs/ACS/CCSA/Kent/Nielsen/Cecha/SEG/Apesa/SIC/IBGE

(*) São consideradas apenas lojas em postos de combustíveis

DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DA REDE DE LOJAS - 2017 (%)

Fonte: Nielsen / Plural

Faturamento do Mercado Total (R$ milhões/ano)

Fonte: Nielsen

Evolução da Quantidade de Lojas - Mercado Total

Fonte: Nielsen/ Plural