Bomboniere

A categoria Bomboniere, caracterizada pelas compras por impulso, apresenta importante potencial de vendas nas lojas de conveniência. Este tipo de consumo não é planejado e estimula uma venda adicional, que aumenta o ticket médio e a cesta de compras. No Mercado Total apurado pela Nielsen, em 2014 a categoria representava 8,1% do faturamento total da loja. Essa participação vem crescendo e em 2017 representou 9,8%.

Essa categoria é reconhecida pela amplitude da sua oferta – múltiplas marcas, sabores, embalagens. Além desse aspecto, o comportamento impulsivo do consumidor, a frequência de novidades e inovações e a força do merchandising compõem algumas de suas características principais. Vale destacar que atualmente a oferta de produtos sem açúcar vem crescendo.

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Categorias

Devido à sua abrangência, a categoria Bomboniere é dividida em subcategorias: Chocolates; Gomas de Mascar; Drops, Pastilhas e Caramelos; e Barras de Cereais.

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Resultados de 2017

Em 2017, a distribuição da contribuição das subcategorias foi próxima ao ano anterior. Chocolates representam mais da metade da categoria Bomboneire e ganharam 0,8 ponto percentual de share, alcançando 52,5%. Gomas de Mascar representaram 28,4%; Drops, Pastilhas e Caramelos, 17,9%; e Barras de Cereais, 1,2%.

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Top 10

Na lista dos produtos Top 10 da categoria, que representaram 21,9% em share de vendas, sete são chocolates, dois são chicletes e um é drops. Destacam-se os cinco primeiros, listados na ordem: Trident, Menta, 05 unidades; Snickers, Candy Bar; Kinder Ovo, Ovinho; Trident, Hortelã, 05 unidades; e Halls, 6 a 13 unidades, Extra Forte.

SHARE SUBCATEGORIAS - Bomboniere (%)
2016 2017
CHOCOLATES 51,7 52,5
GOMAS DE MASCAR 29 28,4
DROPS, PASTILHAS E CARAMELOS 17,8 17,9
BARRAS DE CEREAIS 1,6 1,2

Fonte: Nielsen

RANKING PRODUTOS - Bomboniere
2016 2017
TRIDENT, MENTA, 05 UNIDADES GOMA DE MASCAR 1 1
SNICKERS, CANDY BAR CHOCOLATES 4 2
KINDER OVO, OVINHO CHOCOLATES 3 3
TRIDENT, HORTELA, 05 UNIDADES GOMA DE MASCAR 2 4
HALLS, 6 A 13 UNIDADES, EXTRA FORTE DROPS 6 5
DIAMANTE NEGRO, AO LEITE CROCANTE, TABLETE CHOCOLATES 5 6
LAKA, BRANCO, TABLETE CHOCOLATES 8 7
LAKA, BRANCO C/ BISCOITO, TABLETE CHOCOLATES 18 8
SHOT, AO LEITE C/ AMENDOIM, TABLETE CHOCOLATES 10 9
LACTA, CANDY BAR CHOCOLATES 11 10

Fonte: Nielsen

Sobre o mercado

“De acordo com o Euromonitor, líder mundial em pesquisa de estratégia para mercados consumidores, o Brasil é o quinto maior mercado em valor de candies do mundo. No entanto, com o avanço da busca por saudabilidade e o envelhecimento da população brasileira, as projeções para o setor não foram muito otimistas nos últimos tempos, isso sem falar na crise econômica, que refletiu na redução do consumo de itens desta categoria, que abarca produtos como gomas de marcas, balas e confeitos em geral.”

Fonte: Revista Distribuição

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Mercado de candies

“Os dados mostram que os brasileiros têm grande adesão aos candies e são consumidores frequentes de gomas de mascar e balas. Porém, esse número tende a cair, já que eles buscam cada vez mais a saudabilidade e os produtos do setor não estão ligados, tradicionalmente, a esse conceito. “Por isto, é importante não só que o mercado comece a produzir uma movimentação direcionada à redução de açúcar, mas principalmente que adicione valor aos produtos como, por exemplo, benefícios funcionais”, analisa o gerente de Marketing da Duas Rodas, Marco Paulo Pereira Henriques.”

Fonte: Revista Distribuição

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“Enquanto o mercado brasileiro de balas se mantém praticamente estável ano a ano, a categoria de balas de gelatina cresce acima da média do setor. A demanda aquecida por esse produto atraiu investimentos recentes de duas fabricantes internacionais. Uma delas é a espanhola Sánchez Cano, dona da marca Fini, que investe na ampliação de sua fábrica em Jundiaí (SP). Outra é a alemã Haribo, que instalou sua primeira unidade no país em 2016.”

Fonte: Valor Econômico, 18/08/2017

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Chocolates

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Gomas de mascar

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Drops, Pastilhas e Caramelos

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Barras de Cereais