Energéticos, Isotônicos e Guaranás Naturais (ENIGs)

O canal de conveniência é referência no consumo imediato de energéticos e isotônicos e, até hoje, é reconhecido como uma importante vitrine para Energéticos desde sua entrada no mercado, no final dos anos 1990. Assim como os Energéticos, os Isotônicos sempre tiveram seu espaço dedicado nos planogramas das geladeiras da conveniência. A participação da subcategoria ENIGs na categoria de Bebidas Não Alcoólicas foi de 24,5%, no Mercado Total Nielsen. Dentro do grupo, Energéticos representaram 76,3%; Isotônicos, 15,1%; e Guaranás Naturais, 8,5% em 2017.

Top 10

O Top 10 (mais vendidos do grupo ENIGs) é liderado pelos Energéticos. Em 2017, as três primeiras colocações permaneceram com SKUs (Stock Keeping Units) regulares da Red Bull – Red Bull, 250ml, regular lata, Red Bull, 473ml, regular lata e Red Bull, 355ml, regular. A quarta posição, por sua vez, foi conquistada por Monster, 473ml, regular lata, cuja comercialização é feita pela Coca-Cola Femsa desde o final de 2016. Ainda na lista dos Top 10, Gatorade, 500ml, garrafa plástica, Limão manteve a 7ª posição. Mood, 269ml, regular lata, marca própria da Ipiranga, alcançou a 8ª colocação.

Energéticos possuem a maior participação

• Dentro da subcategoria ENIGs, no mercado total de lojas, Energéticos possuem a maior participação, com bem mais da metade do share (76,3% em 2017).
• Entre os fabricantes, a composição do “pódio” continuou a mesma: Red Bull, Monster Energy e Grupo Petrópolis.
• No ranking das marcas figuraram, nesta ordem, nas cinco primeiras posições: Red Bull, Monster, Red Bull Sugar Free, TNT e Mood. Este último ultrapassou a marca Burn, da Coca-Cola.
• No ranking dos produtos, as 5 primeiras posições foram ocupadas por: Red Bull, 250ml, regular, lata; Red Bull, 473ml, regular, lata; Red Bull, 355ml, regular, lata; Monster, 473ml, regular, lata; e Red Bull Sugar Free, 250ml, Light/Diet.

Isotônicos contribuíram com 15,1% de share em 2017.

• Ambev, Coca-Cola e Grupo Petrópolis ocuparam as 1ª, 2ª e 3ª posições, respectivamente, no ranking de fabricantes.
• Gatorade, I9 Powerade e Powerade Pro ocuparam, nesta ordem, os 1º, 2º e 3º lugares na lista das marcas mais vendidas em 2017. As vendas de Isotônicos, nas lojas de conveniência, estão concentradas em sete marcas.
• No ranking de produtos, Gatorade, na embalagem plástica de 500ml, ocupa as sete primeiras posições, com seus diferentes sabores: Limão, Morango-Maracujá, Uva, Laranja, Tangerina, Frutas Cítricas e Maracujá (nesta ordem). I9 Powerade, 500ml, garrafa plástica, Tangerina passou a ocupar o 8º lugar.

Guaranás naturais

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Resultados de 2017

Guaranás Naturais mantiveram sua participação de 8,5% de share dentro dos ENIGs.

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Fabricantes

Viton 44, Mix do Brasil e Coca-Cola ocuparam os três primeiros lugares em share no grupo de fabricantes. Mix do Brasil, que antes ocupava o 3º lugar, ultrapassou a Coca-Cola em 2017.

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Principais marcas

As marcas de Guaranás Naturais mais vendidas foram Guaraviton, Leão, Guaravita e Guara Mix Power.

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Principais produtos

Guaraviton, 500 a 599 ml, garrafa pl, regular, Açaí; Guaraviton, 500 a 599ml, garrafa pl, regular, Ginseng; e Guaravita, 251 a 300ml, copo plástico, regular, Natural foram os Top 3 em vendas.

67 milhões de litros de bebidas energéticas

“O mercado brasileiro de bebidas energéticas acumulou, entre 2012 e 2017, crescimento em faturamento no varejo e volume de, respectivamente, 38,3% e 3,1%. Apesar disso, os números apresentados nos últimos dois anos mostraram leve queda do setor. Em 2017, o desempenho apresentou declínio de 7% em volume e 1% em vendas. No ano passado, os brasileiros consumiram aproximadamente 67 milhões de litros de bebidas energéticas, movimentando cerca de R$ 1,7 bilhão. Os dados são da Euromonitor International, em estudo publicado no início deste ano.”

Fonte: Gazeta do Povo

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“No Brasil, existem aproximadamente 50 fabricantes da bebida. Os energéticos tiveram crescimento no consumo médio per capita nos últimos cinco anos de 80% no país. Em 2010, o consumo era de 300 ml por habitante, passando para 500 ml em 2016. Em termos de volume de produção, passou de 64 milhões de litros para aproximadamente 111 milhões de litros por ano. O lançamento de novas versões light/diet estimularam o consumo. O crescimento da categoria se deve ainda à tendência de expansão dos portfólios de bebidas por parte das indústrias, o produto tem sido uma oportunidade de aumentar ainda mais as opções a serem oferecidas no mercado.
A macrotendência no segmento é a personalização e experiência, como por exemplo o desenvolvimento de bebidas energéticas premium, com novos sabores e edições especiais, bem como embalagens estilizadas. Uma forma de diferenciação e revitalização do produto num mercado competitivo e sempre atento aos anseios do consumidor.”

Fonte: ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas).

Isotônicos

“O mercado de nutrição esportiva no Brasil deve crescer entre 12% e 15% em 2018 e movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões, projeta a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) (…)

O segmento envolve a venda de produtos voltados para frequentadores de academias e praticantes de esportes ao ar livre, como proteínas, aminoácidos e outros suplementos para ganho de massa muscular, além de isotônicos e energéticos.”

Fonte: Giro News – publicado no site Datamark

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2016 2017
ENERGÉTICOS 75,6 76,3
ISOTÔNICOS 15,9 15,1
GUARANÁS NATURAIS 8,5 8,5

Fonte: Nielsen

RANKING PRODUTOS - Energéticos, Isotônicos e Guaranás Naturais
2016 2017
RED BULL 250 REGULAR LATA RED BULL Energéticos 1 1
RED BULL 473 REGULAR LATA RED BULL Energéticos 2 2
RED BULL 355 REGULAR LATA RED BULL Energéticos 3 3
MONSTER 473 REGULAR LATA MONSTER ENERGY
Energéticos 8 4
RED BULL SUGAR FREE 250 LIGHT LATA RED BULL Energéticos 4 5
TNT 269 REGULAR LATA CERVEJARIA PETROPOLIS Energéticos 5 6
GATORADE 500 ML GARRAFA PLASTICA LIMAO Isotônicos 7 7
MOOD 269 REGULAR LATA ULTRAPAN Energéticos 16 8
GATORADE 500 ML GARRAFA PLASTICA MORANGO-MARACUJA Isotônicos 9 9
GATORADE 500 ML GARRAFA PLASTICA UVA Isotônicos 13 10

Fonte: Nielsen