Gomas de mascar

A subcategoria de Gomas de Mascar conta com grande variedade de marcas, sabores e embalagens, além de frequentes lançamentos. O desafio da gestão de mix e elaboração do planograma ideal para gomas de mascar é cada vez maior. Segundo pesquisa da Nielsen, esses produtos, que são importantes itens de impulso no canal, representaram 28,4% da categoria Bomboniere no mercado total em 2017. Todavia, essa contribuição vem caindo nos últimos anos: já representou 36,4% em 2014. De fato, o mercado de “chicletes” vem encolhendo e ficando mais concentrado em produtos com maior valor agregado. O segmento de gomas de mascar, nos últimos anos, tem precisado focar em inovações e produtos de alta qualidade, que agregaram valor à subcategoria – chicletes em drágeas, recheados ou não, apelos de longa duração de sabor, gomas sem açúcar (atributo dominante, atualmente).

  • Dona das marcas de chicletes Trident, Bubbaloo, Chiclets, Plets e Clorets, a Mondelez é a primeira entre os fabricantes de gomas de mascar, nas lojas de conveniência. Perfetti Van Melle é a segunda colocada e Arcor, a terceira.
  • Entre as marcas, as colocações no ranking permaneceram as mesmas, desde 2015, para as nove primeiras posições, com Trident, Mentos, Chiclets, Bubbaloo e Clorets nos cinco primeiros lugares.
  • Os produtos da marca Trident ocupam nove das dez primeiras posições do ranking de gomas de mascar mais vendidas – entre eles, oito são nas embalagens de cinco unidades e uma de 14 unidades.
  • Os sabores menta e hortelã foram os mais vendidos.
  • Quase 50% das vendas da subcategoria estão concentradas nos dez primeiros itens do ranking de produtos.

Mudanças no mercado

“A busca do consumidor por produtos de maior valor agregado chegou também ao mercado de candies. Com o maior interesse por saudabilidade e o envelhecimento da população brasileira, as empresas que produzem gomas de mascar, balas e confeitos precisam ofertar diferenciais além do simples prazer em degustar uma guloseima.”

Fonte: Indumak

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Consumidores frequentes

“Os dados mostram que os brasileiros têm grande adesão aos candies e são consumidores frequentes de gomas de mascar e balas. Porém, esse número tende a cair, já que eles buscam cada vez mais a saudabilidade e os produtos do setor não estão ligados, tradicionalmente, a esse conceito.”

Fonte: site Sabor à vida

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“Inovações em sabores e texturas podem ajudar a categoria de gomas de mascar, que vem esmorecendo – pelo menos nos mercados desenvolvidos – há alguns anos. Focar em grupos específicos, como homens jovens, com produtos que ofereçam soluções (energia, vitaminas) e que se posicionem em canais de alto tráfego pode vir a ser lucrativo para os fabricantes. Mas a categoria tem problemas maiores – a descartabilidade do chiclete e as preocupações dos consumidores com os ingredientes.”

Fonte: site Mintel

*As informações presentes na seção “Sobre o mercado” referem-se ao mercado brasileiro, e não especificamente ao canal de lojas de conveniência.

RANKING FABRICANTES - GOMAS DE MASCAR

2016 2017
MONDELEZ 1 1
PERFETTI - VAN MELLE 2 2
ARCOR 3 3
SANCHEZ CANO 4 4
RICLAN 5 5

Fonte: Nielsen

RANKING MARCAS - GOMAS DE MASCAR

2016 2017
TRIDENT 1 1
MENTOS 2 2
CHICLETS 3 3
BUBBALOO 4 4
CLORETS 5 5
HAPPYDENT 6 6
BIG 7 7
PLETS 8 8
FINI 9 9
TOP LINE 12 10

Fonte: Nielsen

RANKING PRODUTOS - GOMAS DE MASCAR

2016 2017
TRIDENT,MENTA,05 UNIDADES 1 1
TRIDENT,HORTELA,05 UNIDADES 2 2
TRIDENT, INTENSE,05 UNIDADES 3 3
TRIDENT,MENTA,14 UNIDADES, 8 4
TRIDENT,TUTTI FRUTTI,05 UN 4 5
TRIDENT,MORANGO,05 UNIDADE 7 6
TRIDENT,MELANCIA,05 UNIDAD 5 7
TRIDENT,CANELA,05 UNIDADES 9 8
TRIDENT,HERBAL FRESH,05 UN 6 9
MENTOS, WINTERGREEN, 25 UNIDADES OU MAIS 11 10

Fonte: Nielsen