Instituto Jogue Limpo encerra 2017 cumprindo sua missão

 

Definida durante o último ano, a missão do Instituto, que atualmente conta com 28 fabricantes e/ou importadores associados, é “Oferecer soluções na gestão dos sistemas de logística reversa, priorizar a reciclagem dos seus resíduos, de modo a maximizar valor para o meio ambiente, para os associados, a sociedade e as gerações futuras”, e assim demonstram os resultados de 2017. Foram destinadas de forma ambientalmente correta 4.551 toneladas de plástico, sendo 99% desse total para reciclagem. E o equilíbrio ambiental continuou evoluindo, pois, apesar dos 60 caminhões do sistema terem rodado mais de 2.550.000 km ao longo do ano, a prioridade dada à reciclagem mostrou sua eficácia, fazendo com que a “pegada de carbono” tivesse um resultado duas vezes melhor do que se espera de um sistema ambientalmente equilibrado.

“Foram destinadas de forma ambientalmente correta 4.551 toneladas de plástico, sendo 99% desse total para reciclagem.”

Todas as metas definidas com o Ministério do Meio Ambiente e os demais órgãos ambientais estaduais foram atendidas. Além do peso reciclado, já destacado, o sistema também atingiu a meta de abrangência geográfica, cobrindo todos os 4.221 municípios dos 15 Estados onde opera mais o DF.

A visão do Instituto é “Ser referência nas atividades que executa, reconhecido pelo eficiente sistema de gerenciamento e transparência nas informações”, e, em linha com isso, continuou a buscar o aprimoramento do sistema para garantir mais transparência nas informações que disponibiliza. Teve, pelo segundo ano consecutivo, auditoria externa na contabilidade e administração, e, além disso, cumpriu corretamente o orçamento aprovado pelos seus atuais 28 fabricantes e/ou importadores associados.

Ainda na busca por manter-se como referência nas suas atividades, implantou os primeiros nove PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) nas cidades de Maceió/AL e João Monlevade/MG. Com isso, passa a ser possível atender geradores de outros segmentos, que também poderão destinar de forma ambientalmente correta suas embalagens através do sistema.

Adicionalmente, completamente alinhado com seus valores, no ano foi implantada a campanha de “Zero Acidentes”, associada com fortes mensagens sobre a importância da segurança no dia a dia das atividades. Além disso, foi exigida, para todos os contratados, a aplicação de novos treinamentos a todas as equipes, como forma de reciclar os conceitos de direção defensiva e segurança.